Há momentos na jornada da vida em que a presença de Deus pode parecer distante, envolto por uma sucessão de eventos adversos que suscitam dúvidas sobre a existência de um Criador. Recordo-me de um período doloroso em que, imerso em um processo triste, questionei em pensamento: "Deus, Tu realmente existes?"
Em um acontecimento surpreendente, minha tia Sandra enviou-me, no exato dia, um artigo online intitulado "É possível acreditar em Deus usando a razão", afirmado por William Lane Craig. O impacto imediato dessa coincidência deixou-me atônito e impressionado. A certeza de que Deus estava respondendo à minha indagação tornou-se evidente, considerando a improbabilidade de minha tia, que reside a uma distância considerável e com quem eu não havia conversado, me enviar essa mensagem praticamente no mesmo instante em que formulei a questão a Deus. Diante dessa sincronicidade, fica claro que não se trata de mera coincidência, mas sim de uma resposta divina materializada naquela mensagem.
Existem ainda 10 argumentos que foram historicamente apresentados para a existência de Deus:
1. Argumento Cosmológico: Este argumento sugere que o universo teve um começo e precisa de uma causa primária para explicar sua existência. Deus é visto como a causa não causada, o motor primordial.
2. Argumento Teleológico: Também conhecido como o argumento do design, ele postula que as complexidades e adaptações notáveis encontradas na natureza são evidências de um projetista inteligente, ou seja, Deus.
3. Argumento Moral: Este argumento afirma que a existência de uma moral objetiva implica a existência de um legislador moral, que é Deus. A moralidade humana não poderia existir sem uma base divina.
4. Argumento Ontológico: Este argumento se baseia na ideia de que a própria ideia de Deus como o ser perfeito implica sua existência. Ou seja, se podemos conceber Deus, então Deus deve existir.
5. Argumento da Contingência: Afirma que tudo no universo é contingente, dependente de algo mais para sua existência. Portanto, deve haver um ser necessário (Deus) que é a causa de tudo.
6. Argumento da Experiência Religiosa: Como no meu caso, muitas pessoas afirmam ter tido experiências religiosas pessoais de Deus. Embora essas experiências não sejam provas definitivas, são vistas como evidências por muitos.
7. Argumento da Complexidade da Vida: Argumenta que a complexidade da vida e da biologia não pode ser totalmente explicada pela evolução e requer um criador divino.
8. Argumento da Revelação: Muitos crentes afirmam que Deus se revela à humanidade por meio de textos religiosos, profetas ou experiências espirituais, e essa revelação é evidência de Sua existência.
9. Argumento da Universalidade da Religião: Alguns argumentam que a existência de crenças religiosas em diferentes culturas ao longo da história sugere uma inclinação natural para a busca de Deus.
10. Argumento da Consistência Lógica: Argumenta que a existência de Deus é a explicação mais lógica para a coerência e consistência do universo, suas leis naturais e a lógica que governa o pensamento humano.
Portanto, afirmo com convicção que a existência de Deus é real, repleta de mistérios cujas respostas só serão reveladas no Reino dos Céus: "Porque, agora, enxergamos de forma indistinta, como em um espelho embaçado; mas, então, veremos face a face. Atualmente, conheço apenas parcialmente, mas, na plenitude do tempo, conhecerei assim como também sou conhecido." (1 Coríntios 13:12).
Bibliografia:
Referência: SILVA, J.I.. Imagem. Disponível em: https://playgroundai.com/post/clonmw5gb00c6s601ci3d7wu9. Acesso em: 06 nov. 2023.
Referência: MARCOS TULIO PIRES (Águas de Lindóia). Veja. “É possível acreditar em Deus usando a razão”, afirma William Lane Craig. 2016. Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/e-possivel-acreditar-em-deus-usando-a-razao-afirma-william-lane-craig/. Acesso em: 06 nov. 2023.
Referência: PERGUNTA ao ChatGPT: 10 Argumentos sobre a Existência de Deus. 10 Argumentos sobre a Existência de Deus. Disponível em: https://chat.openai.com/auth/login. Acesso em: 06 nov. 2023.
Escrito por J.I. Silva com auxílio e revisão do ChatGPT.