A Importância do Descanso Regular em Nossa Vida - Bíblico e Saúde

O repouso assume uma importância fundamental, muitas vezes subestimada, representando uma necessidade fundamental ao nosso organismo, mente e espírito. A definição de "descansar" significa acalmar-se, liberar-se da fadiga, do receio, da preocupação e da apreensão.


A atenção dedicada ao repouso do corpo, mente e espírito remonta aos tempos antigos, sendo evidenciada inclusive na narrativa bíblica da criação. Nesse relato, Deus, após criar o mundo em seis dias, escolheu o sétimo para descansar, instituindo o "sábado". Esta palavra, derivada do latim "sabbatum", tem origem no hebraico "shabat", que se traduz como "descanso".


É notável que, embora Deus seja isento da necessidade de descanso, a Bíblia destaca tal pausa como exemplo para a humanidade. Como ilustram as passagens bíblicas onde Deus fortalece os cansados e infunde vigor aos sem forças:

"Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável. Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças." Isaías 40:28-29

"Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não toquenejará nem dormirá o guarda de Israel." Salmos 121:3‭-‬4

Os Dez Mandamentos também consagram a importância do descanso, como evidenciado em Êxodo 20:8-11. Embora algumas interpretações sugerem uma abolição do sábado por parte de Jesus, suas palavras em Marcos 2:27-28 esclarecem que o sábado foi criado em benefício humano, ressaltando a flexibilidade necessária para ajudar e trabalhar quando preciso, mas sempre preservando o descanso.

Os primeiros cristãos, incluindo os apóstolos, observavam o sábado como dia de descanso, seguindo a tradição judaica. No entanto, eles começaram a se reunir no domingo para celebrar a ressurreição de Jesus, que ocorreu no primeiro dia da semana (Atos 20:7; 1 Coríntios 16:2), mas não deixando de lado o sábado. 


Com o tempo, o domingo foi ganhando importância como dia de culto, mas a transição para o domingo como dia de descanso ocorreu gradualmente. Foi só no século IV, quando o imperador Constantino oficializou o domingo como dia de descanso no Império Romano, que ele se tornou o principal dia de descanso e adoração para os cristãos.


O nome "domingo" vem do latim "Dies Dominicus", que significa "Dia do Senhor”. Com a oficialização do cristianismo no Império Romano, esse termo foi adotado para o dia de descanso e culto.


Por sua vez, isso foi uma mudança do “dia do Sol” que até hoje algumas línguas como em inglês, o domingo é chamado de "Sunday", que vem do inglês antigo e quer dizer "Dia do Sol". Este nome reflete a influência das tradições pagãs pré-cristãs, onde o sol era venerado. Mesmo após a cristianização, o nome "Sunday" permaneceu, combinando elementos da antiga cultura pagã com a nova fé cristã.

Mas, a falta de descanso gera a sobrecarga laboral e emerge como uma preocupação significativa, associada a diversas enfermidades, desde a síndrome de burnout até problemas cardiovasculares. Pesquisadores da Organização Mundial da Saúde e da Organização Internacional do Trabalho, conforme relato da BBC News, revelam que 750 mil mortes por doenças cardíacas e derrames em 2016 foram atribuídas ao excesso de trabalho.

Estudos apontam que indivíduos que laboram 55 horas semanais enfrentam 35% mais chances de morte por AVC e 17% mais riscos de doenças cardíacas em comparação aos que trabalham 40 horas. Nesse contexto, a necessidade de repouso é irrefutável para preservar a saúde, rejuvenescer o espírito e ampliar a expectativa de vida.

Exemplificando tal princípio, comunidades como os judeus, que observam o sábado, e os Adventistas do Sétimo Dia, adotam práticas que envolvem serviços religiosos, leitura das Escrituras, refeições festivas em família e atividades que promovem a espiritualidade, evitando, geralmente, ocupações seculares ou profissionais.

Em síntese, a imperatividade do descanso para a restauração espiritual e energética, bem como para a promoção da saúde e longevidade, revela-se incontestável. 


Bibliografia: 

PLAYGROUNDAI. Imagem. 2023. J.I Silva. Disponível em: https://playgroundai.com/post/clml2vgej00ows601b9a9g0s0. Acesso em: 15 set. 2023.

WIKIPÉDIA. Sábado: sétimo dia da semana. sétimo dia da semana. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/S%C3%A1bado. Acesso em: 15 set. 2023.

CHRISTINE RO. BBC News Worklife. Como trabalhar demais está nos matando (literalmente). 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-57411021. Acesso em: 15 set. 2023.

BBC NEWS. Trabalhar 'demais' mata 745 mil pessoas por ano no mundo, revela estudo. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57154909. Acesso em: 15 set. 2023.

WIKIPÉDIA. Domingo. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Domingo#:~:text=A%20palavra%20%C3%A9%20origin%C3%A1ria%20do,em%20todas%20as%20l%C3%ADnguas%20rom%C3%A2nicas. Acesso em: 18 ago. 2024.

Escrito por J.I. Silva com auxílio do ChatGPT.